Por que gostamos de coisas doces?
Uma mordida em um morango maduro, uma lambida de mel, uma maçã doce e suculenta — que delícia! A maioria das crianças adora sabores doces. Mas por que o doce nos deixa tão felizes?
A sua língua é uma provadora
Olhe bem de perto a sua língua no espelho. Ela é coberta por pequenas saliências, e dentro delas estão as suas papilas gustativas. Esses ajudantezinhos contam ao seu cérebro qual é o sabor da sua comida — doce, azedo, salgado ou amargo.
Quando algo doce toca a sua língua, as suas papilas gustativas mandam um recado feliz voando até o seu cérebro. O seu cérebro diz: “Hummm, eu gosto disso!”
Doce muitas vezes significa energia
Aqui está a parte esperta. As comidas doces geralmente têm açúcar, e o açúcar dá ao seu corpo energia para correr, pular e brincar. A energia é como o combustível do seu corpo, do mesmo jeito que a gasolina é o combustível de um carro.
Há muito, muito tempo, antes das lojas, as pessoas procuravam comida na natureza. As coisas doces, como as frutas maduras, eram seguras para comer e cheias de energia. Então o nosso cérebro aprendeu a gostar do sabor doce, para nos ajudar a achar boa comida.
Um pouquinho é a medida certa
Como o nosso cérebro adora tanto, é fácil comer doces demais. Um pouquinho de doçura é ótimo, mas frutas, legumes e água deixam o seu corpo mais feliz de todos.
Curiosidade: Os bebês já nascem gostando de sabores doces — até antes de fazerem a sua primeira refeição!