Por que às vezes sentimos medo?
Um barulho alto, um cachorro grande, o corredor escuro — e, de repente, a sua barriga dá um nó e o seu coração faz tum-tum-tum. Essa sensação é o medo. Mas por que será que temos medo?
O medo é o alarme do seu corpo
Há muito, muito tempo, as pessoas precisavam perceber o perigo bem rápido para se manterem seguras. Por isso, os nossos corpos criaram um alarme embutido. Quando o seu cérebro percebe algo que pode ser arriscado, ele toca o alarme num instante — mais rápido do que você consegue até pensar.
Esse alarme manda um ajudante chamado adrenalina correndo por você. O seu coração bate mais rápido, a sua respiração fica curta e os seus músculos ficam prontos. O seu corpo está perguntando: devo tomar cuidado, me afastar ou pedir ajuda?
Sentir medo é normal
Todo mundo sente medo às vezes — os adultos também! Ter medo não é ser fraco. É um sinal esperto, como um detector de fumaça que apita para manter você em segurança. Às vezes o alarme dispara mesmo quando não há perigo de verdade, como durante um filme assustador. Tudo bem. Você está seguro.
Conversar deixa o medo menor
O melhor truque para o medo é conversar sobre ele. Quando você diz a um adulto “estou com medo”, a preocupação fica menor. Você pode respirar devagar e fundo para desligar o alarme e lembrar o seu corpo de que está tudo bem.
Curiosidade: Quando você está com medo, os seus olhos abrem mais para que você possa enxergar mais — é o jeito do seu corpo ajudar você a procurar o perigo!