Plantas e Natureza

Por que as flores têm cheiro bom?

Por que as flores têm cheiro bom?

Passe perto de um jardim e seu nariz logo percebe — um cheiro suave e doce que vem das flores. Parece um presente só para você. Mas as flores não fazem esse cheiro para agradar as pessoas. Elas estão mandando uma mensagem para visitantes minúsculos!

Um cheiro que diz “chegue mais perto”

O perfume gostoso de uma flor flutua pelo ar como uma onda. As abelhas e as borboletas têm um olfato maravilhoso e seguem o cheiro do mesmo jeito que você segue o cheiro de biscoitos quentinhos. O cheiro diz: “Pouse aqui! Tenho uma delícia para você.”

Uma recompensa doce lá dentro

Bem no fundo da flor há um líquido açucarado chamado néctar. As abelhas e as borboletas o bebem para ter energia. Enquanto o visitante bebe, um pó amarelo fininho chamado pólen gruda no corpo peludo dele sem que ele nem perceba.

Ajudando as flores a fazer sementes

Quando a abelha voa até a próxima flor, parte daquele pólen se solta. Essa passagem do pólen ajuda a planta a fazer sementes, e as sementes viram flores novinhas. Então o cheiro bonito da flor faz parte de um trato esperto: o inseto ganha comida e a flor ganha ajuda. Todo mundo sai ganhando!

Curiosidade: Algumas flores cheiram mais forte à noite para chamar as mariposas, enquanto uma flor gigante cheira a carne podre para atrair as moscas!

← Voltar para todas as histórias