Como as pessoas viviam há muito tempo?
Imagine a sua casa sem luz, sem geladeira, sem lojas na rua e sem nenhuma tela. Era assim que as pessoas viviam há muito, muito tempo. Como elas conseguiam? Elas eram muito espertas!
Procurando comida
Nos tempos mais antigos não havia fazendas nem mercados. As pessoas eram caçadoras e coletoras. Elas caçavam animais para comer carne e coletavam frutas, castanhas e raízes da natureza.
Mais tarde, as pessoas aprenderam a cultivar. Elas plantavam sementes para fazer crescer alimentos e criavam animais como cabras e ovelhas. Agora podiam ficar num só lugar, em vez de andar sempre à procura de uma refeição.
Fazendo coisas com as mãos
Não havia fábricas, então as pessoas faziam tudo com as mãos. Elas lascavam ferramentas afiadas de pedra, moldavam vasos de barro e teciam cestos de capim. Faziam roupas quentes com peles de animais e com plantas.
Para se aquecer e cozinhar a comida, elas aprenderam a fazer fogo. Uma fogueira que crepitava as deixava aconchegadas e seguras na noite escura.
Histórias ao redor da fogueira
Sem livros nem televisão, as pessoas contavam histórias em voz alta. Elas se reuniam ao redor da fogueira e dividiam contos, canções e lições. Era assim que passavam o que sabiam dos adultos para as crianças.
Curiosidade: As pessoas de antigamente pintavam figuras de animais nas paredes das cavernas. Algumas dessas pinturas ainda estão lá hoje, milhares de anos depois!