Por que temos montanhas?
As montanhas se erguem em direção ao céu, mais altas que o prédio mais alto e às vezes mais altas que as nuvens. Parece que elas sempre estiveram ali. Mas as montanhas se formam ao longo de muito tempo. Como?
As placas da Terra se empurram
A superfície dura do nosso planeta está rachada em pedaços gigantes chamados placas. Essas placas se movem incrivelmente devagar, deslizando ao longo de milhões de anos.
Às vezes duas placas se empurram, espremendo a terra que está entre elas. Elas pressionam e pressionam, cada vez com mais força, por muito, muito tempo.
A terra se dobra para cima
Quando a terra é espremida dos dois lados, ela não tem para onde ir, a não ser para cima. Então ela enruga e dobra, empurrando em direção ao céu.
Pense num tapete sobre um chão liso. Se você empurrar as duas pontas do tapete uma em direção à outra, o meio se amontoa em dobras e saliências. As montanhas se formam quase do mesmo jeito — o chão se dobra em picos e vales.
Devagar e sempre
Tudo isso acontece devagar demais para se ver. Uma montanha pode subir só um pouquinho a cada ano, mas ao longo de milhões de anos ela fica enorme e altíssima.
Curiosidade: As montanhas mais altas ainda estão crescendo hoje em dia! O Monte Everest sobe mais um pouco a cada ano, conforme as placas continuam se empurrando.