Sol e Espaço

Por que temos estações do ano?

Por que temos estações do ano?

No verão você se molha na piscina, e no inverno você faz boneco de neve. Por que o tempo muda tanto ao longo do ano? A resposta está escondida no jeito como a Terra se inclina.

A Terra se inclina para um lado

Enquanto viaja ao redor do Sol, a Terra não fica reta. Ela está um pouquinho inclinada, como um pião que pende enquanto gira. Essa pequena inclinação faz uma grande diferença.

A Terra leva um ano inteiro para dar a volta completa ao redor do Sol, e a inclinação sempre aponta para o mesmo lado.

Inclinar-se para o Sol significa verão

Quando a sua metade da Terra se inclina para o Sol, a luz do sol bate nela forte e reta, do alto do céu. Os dias ficam longos e quentes — isso é o verão.

Meio ano depois, o seu lado se inclina para longe. Agora a luz do sol chega fraca e de lado, os dias ficam curtos e está frio. Isso é o inverno. A primavera e o outono são os tempos suaves do meio.

Dois lados, duas estações

Aqui vai algo engraçado: quando é verão onde você mora, é inverno na outra metade do mundo ao mesmo tempo, porque eles estão inclinados para o lado oposto!

Curiosidade: A Terra está, na verdade, um pouquinho mais perto do Sol em janeiro — então as estações vêm da inclinação, e não de estar mais perto ou mais longe.

← Voltar para todas as histórias