Por que temos estações do ano?
No verão você se molha na piscina, e no inverno você faz boneco de neve. Por que o tempo muda tanto ao longo do ano? A resposta está escondida no jeito como a Terra se inclina.
A Terra se inclina para um lado
Enquanto viaja ao redor do Sol, a Terra não fica reta. Ela está um pouquinho inclinada, como um pião que pende enquanto gira. Essa pequena inclinação faz uma grande diferença.
A Terra leva um ano inteiro para dar a volta completa ao redor do Sol, e a inclinação sempre aponta para o mesmo lado.
Inclinar-se para o Sol significa verão
Quando a sua metade da Terra se inclina para o Sol, a luz do sol bate nela forte e reta, do alto do céu. Os dias ficam longos e quentes — isso é o verão.
Meio ano depois, o seu lado se inclina para longe. Agora a luz do sol chega fraca e de lado, os dias ficam curtos e está frio. Isso é o inverno. A primavera e o outono são os tempos suaves do meio.
Dois lados, duas estações
Aqui vai algo engraçado: quando é verão onde você mora, é inverno na outra metade do mundo ao mesmo tempo, porque eles estão inclinados para o lado oposto!
Curiosidade: A Terra está, na verdade, um pouquinho mais perto do Sol em janeiro — então as estações vêm da inclinação, e não de estar mais perto ou mais longe.